AO VIVO - SALA 3

Transmissão ao vivo da Brazil Conference at Harvard & MIT 2019

Para fazer perguntas aos nossos palestrantes:

Acesse slido.com e use o código BC19

AGENDA SALA 3

+ Jornalismo:

Os Desafios da Mídia em Tempos de Polarização

Cada vez mais, o brasileiro tem se informado por meios de comunicação não tradicionais. O Painel discutirá as consequências desta nova realidade e os desafios dos jornalistas no Brasil, principalmente quando se trata do debate político. Fakenews, ataques à imprensa e queda de público são os temas centrais da discussão que será mediada por Fabio Pannuzio, âncora do Jornal da Noite. Para debater contaremos com a presença de Patricia Campos Mello, repórter especial e colunista da Folha de São Paulo, Vera Magalhães, colunista do Estado de São Paulo e comentarista da Rádio JovenPan e Yasodara Cordova, pesquisadora na Digital Harvard Kennedy School. +JORNALISMO também será o espaço para Brazil Conference homenagear um dos grandes nomes da imprensa brasileira: Ricardo Boechat, morto em um trágico acidente em fevereiro.

10:15am Boston (EST)

11:15hrs Brasil (BRT)

5 de Abril, 2019

+ Segurança:

Estratégias para Superação da Criminalidade

O painel discutirá as políticas de segurança pública para enfrentamento da violência urbana e crime organizado, expondo diferentes estratégias já adotadas no país e discutindo o que pode ser feito para atacar esta crescente e alarmante preocupação nas cidades brasileiras. Para debater contaremos com a presença da fundadora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, o Governador do Ceará, Camilo Santana e o Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. O painel será moderado pelo Professor Benjamin Lessing da Universidade de Chicago.

2:15pm Boston (EST)

15:15hrs Brasil (BRT)

5 de Abril, 2019

+ Memória:

O Papel do Passado na Construção do Futuro

Diante de acontecimentos recentes, como as tragédias de Mariana, Brumadinho e do Museu Nacional, o papel da memória será uma temática inédita na Brazil Conference, e mais necessária do que nunca. Para debater nesse painel teremos conosco o antropólogo João Pacheco de Oliveira, curador do Museu Nacional, a liderança indígena Sônia Guajajara, a jornalista Cristina Serra, autora do livro "Tragédia em Mariana", e o porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, Ten. Pedro Aihara.

10:45am Boston (EST)

11:45hrs Brasil (BRT)

6 de Abril, 2019

+Multilateralismo: o Brasil nas operações de paz

O painel discutirá o engajamento militar do Brasil em Operações de Paz das Nações Unidas, em países como Haiti e República Democrática do Congo. Os debates buscarão entender os motivos da participação brasileira em tais operações, bem como os interesses e riscos envolvidos. O painel também irá explorar o que a atuação brasileira nessas missões significa para a promoção da paz e segurança internacionais e o respeito aos direitos humanos. Para essa sessão, a ex-Embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Dr. Samantha Power, irá entrevistar o Ministro General Santos Cruz, e o Professor Ricardo Seitenfus.

4:30pm Boston (EST)

17:30hrs Brasil (BRT)

6 de Abril, 2019

+ Soluções:

Transformação do Sistema Carcerário Brasileiro

O painel conectará diversos setores da sociedade, para discutir uma questão que parece sempre ser secundária no país: como melhorar o sistema prisional brasileiro? Por meio de depoimentos de ex-detentos e exemplos de casos de sucesso no Brasil, vamos iniciar o diálogo que busca encontrar ideias transformadoras e inspiradoras para a atual situação dos cárceres. Além da voz de que passou pelo sistema, especialistas irão trazer para a Conferência propostas inovadoras, capazes de nos fazer acreditar em um Sistema Prisional, de fato, reabilitador.

12pm Boston (EST)

13hrs Brasil (BRT)

5 de Abril, 2019

+ Moradia: Soluções para a Crise Habitacional

Em maio de 2018, desabou o Edifício Wilton Paes de Almeida em São Paulo, voltando a expor um problema crítico presente em cidades brasileiras: o déficit habitacional, atualmente estimado em 7,7 milhões no país. O painel discutirá diversas perspectivas sobre as possíveis soluções para a chamada ‘crise habitacional’, assim como seu efeito nas dinâmicas urbanas e o papel dos movimentos de luta pela moradia. O painel contará com Flavio Amary, Secretário de Habitação do Estado de São Paulo; Guilherme Boulos, líder do MTST e candidato a presidência da República (PSOL) 2018 e Inês Magalhães, Ex-Secretária Nacional de Habitação e Ministra do Ministério das Cidades entre 2003-2016, e será moderado pela jornalista Malu Gaspar, repórter na revista Piauí.

9am Boston (EST)

10hrs Brasil (BRT)

6 de Abril, 2019

+ Lideranças: Os caminhos à direita e à esquerda

O painel discutirá como lideranças à esquerda e à direita podem, por meio de sua atuação na política partidária, na academia e na sociedade civil organizada, avançar na promoção de agendas que, em sua perspectiva, contribuem para a melhoria da vida de brasileiros e brasileiras. Para essa sessão, que será conduzida na forma de entrevistas sequenciais com a jornalista da Piauí, Malu Gaspar, contaremos com a presença da professora visitante na Brown University, Débora Diniz e o Deputado Federal, Marcel van Hattem.

1:00pm Boston (EST)

14:00hrs Brasil (BRT)

6 de Abril, 2019

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© 2019 BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT